Breves é o primeiro município do Pará a receber projeto inovador de rastreamento de câncer de útero

Parceria entre Fiocruz, Prefeitura de Breves e instituições nacionais e internacionais oferece exames gratuitos a mulheres de 30 a 49 anos.


O município de Breves, no Pará, é o primeiro da região a receber o Projeto Marco, uma iniciativa que visa rastrear e tratar o câncer de colo de útero em diferentes estágios. A ação, organizada pela Fiocruz em parceria com a Prefeitura de Breves, a deputada Andréia Xarão, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e instituições dos Estados Unidos, está atendendo mulheres de 30 a 49 anos.

Os atendimentos, que começaram hoje, 30 de janeiro, ocorrem no Centro Comunitário Elcione Barbalho, a partir das 7h30. Hoje, o serviço também está sendo oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Riacho Doce, e amanhã, dia 31, será disponibilizado na UBS Bandeirantes, no mesmo horário.

As mulheres participantes realizam a autocoleta para detecção do vírus HPV, um dos principais causadores do câncer de útero. Os resultados são entregues no mesmo dia, e em casos de diagnóstico positivo, o tratamento é iniciado imediatamente. As opções incluem medicação ou procedimentos específicos, dependendo da necessidade.

O projeto é especialmente importante, já que o exame para detecção do HPV ainda não está disponível na rede pública de saúde (SUS). A iniciativa destaca a relevância da colaboração entre diferentes organizações em prol da saúde das mulheres brevenses.

Postagem Anterior Próxima Postagem

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.